25 de março de 2011

Saúde dos alimentos.

Capacitação Sesi e Pastoral da Criança.




ALHO: É um bactericida poderoso, previne e cura infecções. Sua componente alicina combate mais de duas dúzias de tipos de bactérias. É também antivírus, antiinflamatório, anti espasmódico e descongestionante. Por conter adenosina, relaxa as artérias e, com isto abaixa a pressão arterial, limpa as artérias e reduz o colesterol, prevenindo assim o derrame cerebral e o infarto do coração.

CEBOLA: Tem efeitos semelhantes ao alho, além disto, é rica em fósforo (bom para a memória) e útil como expectorante em caso de tosse. É depurativa do sangue e absorve as toxinas. Seu suco morno, pode ser pingado nos ouvidos para combater rapidamente uma inflamação.


LIMÃO: Rico em vitamina C, combate infecções, além de gastrite, reumatismo, artrite, gota, náuseas, azia, hipertensão, e dor de garganta (fazer gargarejos com água quente, limão e sal, de hora em hora, logo aos primeiros sinais).

BERINJELA: Reduz o colesterol, ao se tomar seu suco em jejum por um período de 15 dias seguidos. Ajuda a emagrecer e a reduzir o tamanho de pedras na vesícula.


BRÓCOLiS E REPOLHO: Combatem o câncer de mama porque reduzem o excesso de estrógeno. Possuem ação benéfica em todos os tipos de câncer. Os brócolis são rico em cromo, regulador do metabolismo de insulina. Assim, é benéfico tanto no diabetes como na hipoglicemia. Comer uma xícara de brócolis por dia ajuda a vencer a compulsão por doces.


SALSINHA: Também combate o câncer, principalmente o de pulmão. Recomenda-se aos fumantes passivos e mesmo aos ex-fumantes tomar um copo de suco de salsinha bem concentrado em jejum diariamente, porque ele reduz a oxidação das células, gerada pela fumaça do cigarro e pela poluição do ar. É também rica em vitamina A, e tem ação benéfica sobre as desordens da menstruação.


ESPINAFRE: É diurético, combate as infecções das vias digestivas e pode prevenir e até curar a catarata, por produzir antioxidantes que atuam nas células dos olhos. Rico em ácido fólico.

NABO: Ótimo expectorante quando usado em xarope, atua contra a tosse e a bronquite asmática. Seu suco cura frieiras é depurativo do sangue e contêm muito fósforo, que é ativador da memória.


CENOURA: Previne a cegueira e as enfermidades do fígado, é rica fonte em betacaroteno, que protege as artérias e fortalece o sistema imunológico. Contém fibras vegetais que abaixam o colesterol. Por isso, o hábito de comer uma cenoura por dia pode reduzir em 50% o risco de adquirir doenças coronárias.

COUVE MANTEIGA: Seu suco cura úlceras de estômago e é eficiente contra a anemia, por ser rica em ferro. A couve também é tônica, laxante, vermífuga e reduz as pedras da vesícula.


GENGIBRE: É analgésico se você tomar 1/2 colher de chá de pó de gengibre diluído em água. Mastigar gengibre fresco alivia a dor de garganta e combate a inflamação. Além disso, reduz o desejo de fumar.


Imagem Google.

2 comentários:

  1. Obrigado pela visita.
    Quando morava em Sete Lagoas, Mg, eu participava da Pastoral da Criança. Aprendi muitas coisas mas já esqueci tudo...
    Um bom final de semana

    ResponderExcluir
  2. A natureza sempre mostrando seu lado ao homem.Uma bela apresentação destas preventivas ações de mae natureza.Meu abraço sempre de admiraação.Grato pela generosidade.

    ResponderExcluir