5 de maio de 2012

Seminário - Sociologia da educação




A pobreza é o atual algoz dos direitos a educação, mundialmente falando, não mais a raça, cor, religião, opção sexual, os pobres são os excluídos, até mesmo os branquinhos de olhos azuis, nas comunidades carentes os reconhecemos irmanados nas mesmas desigualdades sociais.  A educação não passa mais pelos bons exemplos dos pais, da família, do berço,  brancos, pardos, negros, tanto faz, um diploma de faculdade não caracteriza “educação” e sim “conhecimento” á poucos dias assistimos uma reportagem onde um doutor desacatou uma funcionária pública por não deixa-lo furar a fila de compras de ingressos. Os futuros doutores (médicos) que conseguiram concluir a faculdade através das cotas, certamente,  sofrerão discriminação, (imagine a cena, “doutor será que o senhor saberá tratar do meu filho mesmo? O senhor só é doutor por causa das cotas para os negros”) Foi aprovada esta lei, mas quem viver verá se isso não é uma máscara, uma falsa garantia de direitos iguais, precisamos de educação e uma severa punição para os preconceituosos, sempre acaba tudo bem para eles, tudo em Pizza... O que precisamos é de uma nova organização no ensino médio, ter boas notas é a passagem automática para a faculdade. Gasta-se tanto com tão pouco, construam-se faculdades em todos os bairros, e faça-se realmente um mundo onde a educação seja prioritária e o dinheiro do povo seja para ele e o respeito o princípio básico para todas as crianças. “Ensine o bom caminho para a criança e quando adulto ela dificilmente se afastará dele” (Bíblia) E vamos acabar com tanto BLÁ, BLÁ, BLÁ...


"Se fosse possível que estes vultos históricos retornassem das tumbas e presenciassem apenas um aluno maltratando os professores, certamente, eles desejariam voltar ao túmulo"! 

1 de maio de 2012

Homenagem ao Amigo Cácá.

Gândavos: Lá não tem mar - Autor: Marcio Jr: Minas Gerais não tem mar. Ao menos, não aquele de água salgada e com uma faixa de areia, que maravilhosamente contorna esse nosso Brasil do norte ao sul. Mas lá em Minas tem um mar de gente batalhadora, honesta e hospitaleira. Lá, tem um mar de riquezas inenarráveis nas artes, independente qual seja essa arte. Lá tem um mar de povo amigo, que recebe seus visitantes com pão de queijo e café quentinho. Lá em Minas, além desse mar todo que falei acima, tem o José Cláudio, ou simplesmente Cacá para quem o conhece a mais tempo.


Você não sabe quem é o Cacá? Bom, segundo palavras dele mesmo:



Ando devagar                             
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais      
Hoje me sinto mais forte,   
Mais feliz, quem sabe
Eu só levo a certeza
De que muito pouco sei,
Ou nada sei”
José Cláudio – Cacá  



Ainda não se antenou sobre quem é o Cacá? Vou pedir ajuda para duas blogueiras e amigas que guardo no coração para me ajudar a defini-lo:


“Para mim ele (Cacá) é uma pessoa que trata a literatura com afagos fortes e bonitos, e isso me encantou ainda mais, além da simplicidade que ele esbanja.
O tempo, esse que chega sempre e nos faz esquecer uma tristeza forte, corre veloz e nos presenteia com pessoas assim sinceras, corretas e sem papas na língua pela verdade.
Cozinheiro de plantão na essência, a sinceridade que há em ti (Cacá) são hierarquias fortes.
Ser intelectual é isso, ser simples, sábio e prudente, e empregar a cautela, a cultura em prol de algo que valha a pena lutar.”
Fernanda / Blog Aleatoriamente


“O Zé é um inominável talento literário por inúmeras razões: é um leitor voraz e muito atento; um grande pensador com referências morais e éticas de coerência ímpar; um cronista que retira do cotidiano detalhes ínfimos que passariam despercebidas aos menos atentos, mas que em sua visão, transforma a nossa; um poeta fenomenal, embora insista em não expor muito este lado, além de contar com um senso de humor apuradíssimo. A figura humana? Esta é a parte mais interessante, é fantástico. Um pessoa agradável, gentil, amigo e extremamente generoso. Tímido, sabia?”
Celêdian Assis / Blog Sutilezas da Alma e Mente


Preciso dizer mais? Sim, preciso dizer.


Cacá é um ser único. Um homem com H maiúsculo e que habita este planeta com uma missão nobre. Ser amigo, companheiro e um descobridor de talentos fora do comum. Mesmo que ele esteja um tanto afastado da web nesses últimos tempos, suas crônicas e ensaios estão atualíssimos, e dão norte para muitos autores que ele mesmo fez emergir. E eu me considero um deles. Se hoje sou um “escrevinhador” de minhas mal traçadas linhas, muito disso devo ao Cacá e aos seus comentários e críticas sempre pontuais e zelosos aos meus contos e crônicas.


Quantas vezes, ainda no Recanto das Letras, eu aguardava o comentário do Cacá aos meus textos, para que assim pudesse ter parâmetros para o que ainda pensava em escrever. O que sentia, quando ele comentava, era algo como se fosse um aval para poder continuar. Outros nomes como Daniel Monge (nosso querido André), Celêdian, Chica, Ana Marly, LenaPena, entre outros, também compunham essa casta fantástica que me comentava e criticava, mas o Cacá sempre foi especial.


Lembro que em algumas madrugadas, ao abrir minha caixa de e-mail, lá estava uma mensagem do Cacá, indicando um ou outro novo talento que ele “adotava”. Sim, o Cacá adota autores. Ele adota e orienta, e tolo daquele que tem esse moço ao seu lado e não sabe (ou não quer) se beneficiar do zelo que ele tem com os novatos. Outra coisa que me faz tirar o chapéu a este mineiro de coração enorme, é o fato dele sempre estar disposto a receber os talentos que lhe são indicados. Lembro de ter passado, pelo menos, dois nomes a ele, e sempre que eu passava pelo blog dessas pessoas, lá estava o Cacá com seus comentários e incentivos.


Cacá, meu querido amigo e companheiro desse tempo todo que nos conhecemos. A web está meio chata sem você. Sei do trabalho que dá o lançamento de um livro, e sei também das demais circunstâncias que te envolvem, mas cá pra nós... volta logo, meu amigo. Vamos pensar a web como uma cozinha. Sem o cozinheiro, até nos alimentamos, mas os bons pratos, esses estão a espera do mestre para saírem do forno.


Meu grande abraço, Cacá.


Marcio Jr - Curitiba/PR


http://abismodasvaidades.blogspot.com.br/


***   ***   ***






Quer conhecer mais sobre o Cacá, ou ver o que outros blogueiros estão falando sobre ele? Dá uma passadinha nestes blogs:


Anne Lieri


http://recantodosautores.blogspot.com.br/2011/08/recanto-entrevista-caca.html#more


http://menina-voadora.blogspot.com.br/2012/04/acolhimento.html


Otília Lins


http://demaipramai.blogspot.com.br/2012/04/jeito-mineiro.html


Chica


http://sementesdiarias.blogspot.com.br/2012/04/procura-sers.html


Neno


http://cantinhodoneno.blogspot.com.br/2012/04/para-o-caca.html


Fernanda


http://palavrasseencaixam.blogspot.com.br/2012/04/admiracao.html


Majoli


http://majoli-rabiscosdaalma.blogspot.com.br/2012/04/homenagem-ao-caca.html


Toninho Bira


http://mineirinho-passaredo.blogspot.com.br/2012/04/mundo-virtualhomenagem-caca.html


Sam


http://samarabassi.blogspot.com.br/2012/04/ele-e-do-mundo-ele-e-de-minas-gerais.html


Celêdian


http://sutilezasdaalmaemente.blogspot.com.br/2012/04/tributo-ao-amigo-jose-claudio-caca.html


Leninha


http://tudoaver-leninha.blogspot.com.br/2012/04/vestigios-de-um-domingo-de-abril.html


Zélia


http://sentimentoszeliafreire.blogspot.com.br/








Marcio Jr - Curitiba/PR
http://abismodasvaidades.blogspot.com.br/