26 de março de 2011

Rir, sorrir e ser feliz.

Felicidade e Saúde 

Quem ri, vive mais e melhor. E isso já é comprovado!

Revisão e colaboração: Tatiana Mendes L. Santos,
estudante de Psicologia, Unesp/ Bauru


Segunda-feira, 7 da manhã e a ensurdecedora gritaria do despertador avisa o início da rotina. Aulas, lições, trabalhos, amigos – e inimigos. Eis que, um transeunte lhe abre um belo sorriso e diz: “Bom dia”. Você é do tipo que retribui a demonstração de bons modos ou retruca: “Bom dia por quê?”?. Se você respondeu a segunda opção, mas logo depois se recobrou e começou a conversar e rir, está salvo. Mas, se além do mau humor matinal, você prolonga a cara amarrada para o resto do dia, tome cuidado, mau humor faz mal à saúde.
O mau humor é normal pela manhã, pois não estamos acostumados com os ruídos, às vezes não tivemos uma noite tranqüila de sono, pensamos no dia estressante que vem pela frente. Mas, se prolongado, pode ser até considerado doença.

O pessimismo é outro fator que atrapalha a vida das pessoas, segundo pesquisa norte americana. Foi constatado que o risco de morte era 19% maior entre os pessimistas. Uma relação que se pode estabelecer nesse caso é que os pessimistas são mais propensos à depressão, enquanto os otimistas acreditam mais em medidas preventivas e no controle de doenças.

A medicina tem estudado a importância do bom humor e dos sentimentos positivos na prevenção de doenças e até mesmo como fator de recuperação de pessoas vitimadas por moléstias graves.
            Os vilões
As mágoas e as tristezas têm uma relação direta com nosso sistema imunológico, e abaixam nossas defesas a ponto de provocar doenças como enfartos e derrames. Ou seja, estresse e mau humor são inimigos do peito. Além do mais, uma pessoa otimista, que gosta de viver, não fará nada para prejudicar sua saúde.
A hostilidade e a raiva, em excesso e com freqüência, são prejudiciais à saúde. Os especialistas explicam que essas reações liberam hormônios, que já existem no organismo em níveis aceitáveis, e que em excesso prejudicam o funcionamento do coração.
Quando uma pessoa está triste, em depressão, pode apresentar sintomas como dor no peito, cansaço e fadiga, que são muito parecidos com o de uma doença cardíaca. É preciso saber o que se passa com o corpo, para não morrer, literalmente, de raiva.
E se o mau humor é doença, tome cuidado, pois é contagioso. Preste atenção como é difícil manter um alto astral perto de alguém mal humorado. A pessoa sempre vai var defeito em tudo, nada está bom, e então, a patologia passa a ser social.
É interessante notar que o nosso humor fica estampado em nós. Ele se reflete em nossa postura, nas nossas expressões faciais. Antes mesmo de conversarmos com alguém, verbalizarmos nossos problemas, o que sentimos, pensamos, e esses conteúdos são notados através de nossos comportamentos não verbais. Isso acaba interferindo nas nossas relações e na imagem que as pessoas tem de nós. E quem é que gosta de ter a fama de mal humorado?
Os mocinhos 
Rir é comprovadamente o melhor remédio. Pessoas bem humoradas e otimistas vivem mais e com saúde. Segundo Leila Navarro, autora do livro Talento para ser feliz, “quem não ri não pensa, não cria, não ousa, não vive”. Ela explica que quando rimos fazemos uma micromassagem em todas as células do nosso corpo.
Pesquisas recentes demonstram que rir pode ter o mesmo efeito de uma sessão de ginástica, pois protege o coração, fortalece o sistema imunológico, facilita a digestão e limpa os pulmões.
Uma outra vantagem de rir é reduzir a liberação de hormônios associados ao estresse como o cortisol e a adrenalina.

Histórias da felicidade

A risada é considerada um ótimo remédio mesmo antes de Cristo. Na Grécia antiga, a cidade de Atenas abrigava o Santuário de Asclépio, um centro em que se misturavam arte, filosofia e medicina. O tratamento era feito com espetáculos musicais, peças de teatro e à casa de comediantes, onde os doentes riam e se curavam.
No século XVI, era comum os médicos “receitarem” ler ou ouvir histórias engraçadas. A alegria, defendiam os sábios da época, dilatava e aquecia o organismo, enquanto a tristeza contraía e esfriava o corpo.
 No século XX, o americano Norman Cousins, no seu livro Anatomia de uma doença, conta como se curou de uma moléstia grave assistindo seriados cômicos pela televisão. Portador de uma doença degenerativa que ataca a coluna vertebral, médicos lhe deram poucos meses de vida. Depois de um tempo no hospital, ele se deu alta, contratou uma enfermeira e foi morar num hotel. Lá, quase paralisado, recebia visitas de amigos e via comédias na televisão. As risadas e o bom humor lhe garantiram uma sobrevida de 15 anos.

25 de março de 2011

Saúde dos alimentos.

Capacitação Sesi e Pastoral da Criança.




ALHO: É um bactericida poderoso, previne e cura infecções. Sua componente alicina combate mais de duas dúzias de tipos de bactérias. É também antivírus, antiinflamatório, anti espasmódico e descongestionante. Por conter adenosina, relaxa as artérias e, com isto abaixa a pressão arterial, limpa as artérias e reduz o colesterol, prevenindo assim o derrame cerebral e o infarto do coração.

CEBOLA: Tem efeitos semelhantes ao alho, além disto, é rica em fósforo (bom para a memória) e útil como expectorante em caso de tosse. É depurativa do sangue e absorve as toxinas. Seu suco morno, pode ser pingado nos ouvidos para combater rapidamente uma inflamação.


LIMÃO: Rico em vitamina C, combate infecções, além de gastrite, reumatismo, artrite, gota, náuseas, azia, hipertensão, e dor de garganta (fazer gargarejos com água quente, limão e sal, de hora em hora, logo aos primeiros sinais).

BERINJELA: Reduz o colesterol, ao se tomar seu suco em jejum por um período de 15 dias seguidos. Ajuda a emagrecer e a reduzir o tamanho de pedras na vesícula.


BRÓCOLiS E REPOLHO: Combatem o câncer de mama porque reduzem o excesso de estrógeno. Possuem ação benéfica em todos os tipos de câncer. Os brócolis são rico em cromo, regulador do metabolismo de insulina. Assim, é benéfico tanto no diabetes como na hipoglicemia. Comer uma xícara de brócolis por dia ajuda a vencer a compulsão por doces.


SALSINHA: Também combate o câncer, principalmente o de pulmão. Recomenda-se aos fumantes passivos e mesmo aos ex-fumantes tomar um copo de suco de salsinha bem concentrado em jejum diariamente, porque ele reduz a oxidação das células, gerada pela fumaça do cigarro e pela poluição do ar. É também rica em vitamina A, e tem ação benéfica sobre as desordens da menstruação.


ESPINAFRE: É diurético, combate as infecções das vias digestivas e pode prevenir e até curar a catarata, por produzir antioxidantes que atuam nas células dos olhos. Rico em ácido fólico.

NABO: Ótimo expectorante quando usado em xarope, atua contra a tosse e a bronquite asmática. Seu suco cura frieiras é depurativo do sangue e contêm muito fósforo, que é ativador da memória.


CENOURA: Previne a cegueira e as enfermidades do fígado, é rica fonte em betacaroteno, que protege as artérias e fortalece o sistema imunológico. Contém fibras vegetais que abaixam o colesterol. Por isso, o hábito de comer uma cenoura por dia pode reduzir em 50% o risco de adquirir doenças coronárias.

COUVE MANTEIGA: Seu suco cura úlceras de estômago e é eficiente contra a anemia, por ser rica em ferro. A couve também é tônica, laxante, vermífuga e reduz as pedras da vesícula.


GENGIBRE: É analgésico se você tomar 1/2 colher de chá de pó de gengibre diluído em água. Mastigar gengibre fresco alivia a dor de garganta e combate a inflamação. Além disso, reduz o desejo de fumar.


Imagem Google.

Vamos sorrir outra vez??




Em estudos controlados, o humor demonstrou causar redução de dor, diminuir o estresse e até mesmo estimular o funcionamento do sistema imunológico.
Em um estudo, as pessoas ouvindo a vinte minutos um show humorístico eram muito menos sensíveis à dor do que aqueles que ouviam uma palestra acadêmica. O show também bloqueou a dor tão eficazmente como uma fita de relaxamento padrão e ainda foi mais divertido.
Pessoas que usam muito humor são menos propensos a ficar chateadas quando confrontadas com eventos negativos. Em outro estudo, os alunos tinham de resolver problemas de matemática cada vez mais complicados, em silêncio durante a resolução. Depois, eles podiam ouvir fitas de relaxamento, assistir um filme sobre a exploração do rio islandês, ou ver um filme engraçado . O relaxamento e os filmes engraçados reduziram os níveis de estresse . Mas o humor só foi eficaz para as pessoas que costumavam rir muito. O riso precisa ser uma parte regular de sua vida para obter seus benefícios.
Os pesquisadores também descobriram que assistir a uma fita engraçada de shows humorísticos temporariamente aumentaram os níveis de anticorpos na saliva (elas ajudam a nos defender contra infecções, como constipações). Aqueles que relataram o uso do humor com freqüência como uma maneira de lidar com o estresse tinham níveis basais consistentemente mais elevados destes anticorpos protetores. E, finalmente, as pessoas com um forte senso de humor tendem a não ter a esperada queda na função imune, após a exposição ao stress.

                                                                            Fonte WM nett.
                                                                            Imagens Google.

24 de março de 2011

O matuto matutava

 
 
__ “Eu labuto na vida
labutando na mata"
 
Vendo a lua à luz do dia
No clarão a lua fala.
 
__ “Tua vida me pertence
é a roça á nossa casa”
 
O matuto era poeta
Isso poucos entendiam.
 
A mente bailando em seus dedos
A enxada ferindo os seus medos.
A lua clareando a mata
 
O matuto matutando
__ Eu labuto na vida
labutando na mata.


O matuto matutava/Sempre quando labutava/Matutava e matutava/Labutava e labutava/E a labuta não acabava! O Matuto matutava/E enquanto matutava/Na labuta não ficava/E foi ficando a labuta/Pois matuto que matuta/Não labuta! *
 Euripedes Barbosa Ribeiro




Se o matuto não puder — matutar na mata,
A matutice de seus versos ao "vira-lata"
Matutaria à macacada na batuta...
— A matutagem do matuto na labuta!//***
**Pacco.**


Fotos da internet.

Publicado no
www.vitorialcsantos2.recantodasletras.com.br

Vamos sorrir?



Quando foi a última vez que você riu muito - com entusiasmo, gargalhada que de repente pegou você e te deixou fora de controle? Ou você começou a rir tanto que até esqueceu o que desencadeou, deixando você rir sem motivo?
A ciência moderna está começando a confirmar que este tipo de riso não é apenas agradável, é também uma promoção  do bom humor e da boa saúde.
O riso é um tônico revigorante que aumenta e ilumina o humor, suavemente libertando-nos de tensões e os constrangimentos sociais. Humor oferece uma perspectiva valiosa sobre nós mesmos e nosso mundo.
O que nos parece engraçado é geralmente provocado por uma incompatibilidade entre o que esperamos e o que vemos.
  O riso é uma afirmação da nossa humanidade, uma forma de expressar as nossas ansiedades, medos e outras emoções escondidas para os outros.
Ele quebra o gelo, aumenta a confiança, e nos une em um estado comum de bem-estar. O humor é a menor distância entre duas pessoas.
Humor pode ser um dos melhores antídotos para as situações estressantes.




Fonte: WM nett.

Imagens Google.