11 de julho de 2011

Impulsividade.

Passeando por ai encontrei esta pérola! (risos) Controle-se.




Pauline Wallin revela como lidar com a impulsividade e modificar padrões comportamentais
06/07/2011
Psicóloga há mais de 25 anos, Pauline Wallin desenvolveu métodos específicos para auxiliar pessoas que buscam reformular seu comportamento e evitar sentimentos autodestrutivos. Estes assuntos são abordados em "Tire proveito dos seus impulsos", lançamento da Editora Vida & Consciência – obra na qual a renomada profissional discute problemas ocasionados pela impulsividade e demonstra de que maneira é possível controlar certas vontades.
Pauline Wallin revela como lidar com a impulsividade e modificar padrões comportamentais
Tire proveito dos seus impulsos
Ao longo de sua carreira, Pauline observou a necessidade de seus pacientes identificarem o conjunto de pensamentos e ações que movem os seres negativamente, o que ela nomeia de “diabinho interior”. A autora afirma que estamos quase o tempo todo sujeitos a forças mentais involuntárias, e mostra que o importante é não negar essas vontades e sim reconhecê-las conscientemente, para nos orientarmos e, por fim, alcançar a autodireção.

O livro contextualiza diversos casos de pacientes da psicóloga que apresentavam dificuldades em lidar com seus impulsos e de que forma isso as prejudicava. Como Emily, uma mulher que não conseguia controlar sua desconfiança, e Dave, um rapaz que não era capaz de abandonar a vontade de fumar. Para explicar essa impulsividade, a autora recorre aos conceitos de Sigmund Freud e Eric Berne e utiliza seus estudos de caso para ilustrá-los. Ela afirma que, além de causas patológicas como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), também existem fatores culturais que predispõem comportamentos impulsivos, como a intensa presença dos meios de comunicação, que nos molda à padrões de “períodos curtos de atenção e de gratificação imediata”.

Escrito de maneira clara e bem humorada, Tire proveito dos seus impulsos expõe casos de hábitos viciosos como a vontade excessiva de beber, fumar, comer, jogar ou até mesmo a dificuldade de abrir mão de relacionamentos destrutivos. Estabelecer normas para regular pensamentos negativos, usar o humor, refletir profundamente, ser persistente e firme nas decisões e adquirir uma perspectiva realista são algumas maneiras de lidar com os impulsos e, dessa forma, mudar padrões comportamentais e atingir o controle absoluto sobre a própria vida.

Sobre a autora – Pauline Wallin é uma psicóloga clínica, com mais de 25 anos de prática em consultório. Trabalhou no corpo docente adjunto da Universidade de Minnesota e da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, além de escrever artigos e comentários para jornais como New York Times, Wall Street Journal e Washington Post.

Título: Tire proveito dos seus impulsos
Autores: Pauline Wallin
Número de páginas: 208
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 29,90
ISBN: 978-85-7722-129-5

Mais informações estão disponíveis no site: www.vidaeconsciencia.com.br