28 de janeiro de 2012

Oscar da vergonha.






RIO - Mais de 88 mil pessoas participaram da votação, promovida pelo site Public Eye People's e patrocinada pelo Greenpeace, para eleger a pior empresa do ano. E os eleitores decidiram entregar o “Oscar da Vergonha” para a Vale. O resultado final foi divulgado em Davos, onde está sendo realizado o Fórum Econômico Mundial, entre os dias 25 e 29 de janeiro.
A companhia é a primeira brasileira a concorrer ao pleito, realizado a partir de 2000. Desde segunda-feira na liderança, ela foi defenestrada por 25.042 eleitores - 797 a mais que a japonesa Tepco, que opera as usinas nucleares de Fukushima. Também participaram do concurso a sul-coreana de eletrônicos Samsung (19.014 votos), o grupo bancário Barclays (11.107), a suíça de agronegócio Syngenta (6.052) e a mineradora americana Freeport (3.308).
O ranking, assim como o perfil das competidoras, está disponível no site http://www.publiceye.ch/en/ranking/.
A Vale é citada como uma empresa “com longa trajetória caracterizada por condições de trabalho desumanas, violações de direitos humanos e destruição do meio ambiente” em diversas partes do mundo. A empresa é lembrada por participar do consórcio responsável pela construção da usina de Belo Monte. Para os ambientalistas , trata-se de um "empreendimento de US$ 17 bilhões planejado de forma autoritária, sem ouvir a população afetada e em desacordo com os direitos humanos e as leis ambientais”.
A Vale publicou um esclarecimento na internet no qual afirma que “a atividade mineradora gera impactos e, por isso, atua de forma a controlá-los e reduzi-los. Por essa razão, em 2011, a Vale foi considerada a melhor mineradora em gestão de mudanças climáticas, liderando o ranking do Carbon Disclosure Project (CDP) pelo segundo ano consecutivo”.
A empresa informa que prevê investimentos de US$ 1,65 bilhão em ações socioambientais em 2012, e que integra, “também pelo segundo ano consecutivo, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), reflexo do compromisso da Vale com as comunidades em que atua. A Reserva Natural Vale, em Linhares (ES), é considerada pela Unesco Reserva da Biosfera por conservar uma das últimas áreas de Mata Atlântica no Sudeste do Brasil”. A íntegra do comunicado da empresa pode ser visto na página http://valeesclarece.com/.



25 de janeiro de 2012

São Paulo meu amor.































São Paulo... Meu amor.


Quando amamos protegemos, bendizemos e cuidamos.
São Paulo tem figurado nas primeiras paginas de jornais do mundo inteiro por diversos motivos, bons e ruins. São Paulo é o amor que pulsa no coração do Brasil. Ele não merece ser notícia desrespeitosa, maltrapilha e escandalosa. Este magnífico estado tem diversos prédios abandonados ao relento, no ceio da sua maravilhosa cidade que o torna maltrapilho e de irreal grandeza. As famílias que foram escorraçadas do bairro do Pinheirinho, deveriam ter ocupado estes prédios, até que as casas do projeto federal Minha casa Minha vida fossem construídas para eles (como desejou a justiça federal). A atitude desumana do judiciário estadual que manteve a ordem de despejo e que culminou na ação degradante da policia militar, nos envergonha enquanto cidadão paulistano. Amar São Paulo é amar os seus habitantes, cuidá-los, protege-los, bendize-los. Eu e a minha família votamos no atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin,  pela integridade dele e lisura de caráter. Mas, jamais depositaremos a nossa confiança nele depois da lamentável omissão em avaliar a situação dos moradores do Pinheirinho e desrespeito para com as suas famílias, idosos e criancinhas. Quem ama São Paulo não se faz notícia que possa denegri-lo. São Paulo não merece os governos que tem. O prefeito arrecada milhões em impostos e o que devolve para a população são: Transporte municipal ineficiente e caro, árvores sem poda, (ultimamente fazendo vitimas fatais) Bueiros sem limpeza, falta camelódromos para os trabalhadores autônomos (ele manda a polícia investir contra os trabalhadores), milhares de criancinhas sem vagas nas creches, ele simplesmente desconhece esta extrema necessidade (as mãezinhas precisam trabalhar). Não providencia assistência social para os usuários de drogas (o centro da cidade de São Paulo é o bairro da Cracolândia)Ele ordena que a polícia invista e espanque os usuários de drogas que se espalham por toda a cidade como se fossem mendigos e marginais, não como pessoas doentes que precisam de cuidados médicos. As comunidades carentes se multiplicam porque ele não constrói "NADA", casas populares e cooperativas, centros comunitários para profissionalização de jovens, áreas de lazer, urbanização das comunidades, milhões, eu estou dizendo, "milhões" de cidadãos vivem na cidade de São Paulo como seres invisíveis, as comunidades são dizimadas com incêndios sem que ninguém se importe em investigar estes crimes (são gatos nos cabos de energia) (quem acredita nisso???) Eu não conheço este amor que estas pessoas sentem. Eu não quero conhecer este amor que estas pessoas sentem. Amor de mentirinha, amor de promoção pessoal, amor de sucesso, fama, dinheiro e poder. Eu quero o amor que protege e não envergonha, não expõe o ser amado ao perigo e as maledicências. O amor amigo, irmão. O amor que é para sempre. Parabéns São Paulo. Parabéns meu amor.












Imagens Google e minhas imagens.
  


Imagens Google.