10 de maio de 2012

Depressão e Bipolaridade. (Crônica).



Há oito anos a minha filha precisou  sofrer  uma cirurgia bariátrica, e uma gravidez antes de completar dois anos de resguardo cirúrgico seria de alto-risco, e  foi o que aconteceu com ela. Ficou grávida  três meses  depois, e em  todas as consultas de pré-natal o obstetra sugeria o aborto, porque o organismo dela só absorvia quarenta por cento dos nutrientes necessários para ela, e gerar um bebe nestas condições era colocar a vida de ambos em risco. Mas ela se negou a abortar e durante o pré-natal a equipe médica se preparou para realizar o parto cesáreo no dia marcado  com todo equipamento necessário para a chegada do bebê, (Maria Vitória), no hospital, mas não foi assim que aconteceu. No dia quinze de março do ano dois mil e cinco a minha filha sofreu um rompimento de placenta foi levada para o Hospital da Beneficência Portuguesa, (era o mais próximo do seu local da trabalho) Ela nasceu com o peso de dois quilos novecentos e sessenta gramas, milagrosamente,  não precisou  usar nenhum aparelho e nem incubadora,  tudo estava bem com ela graças a Deus,  mas a minha filha ficou muito mal, precisou receber sangue, (muito sangue) e por mais de vinte e quatro horas ficou sob observação médica. Graças a Deus, mais uma vez e sempre, deu tudo certo e elas voltaram para casa.
A minha filha sentia depressão pós-parto, e depois de alguns dias de depressão, síndrome do pânico.  Ela era evangélica (não por isso) ela decidiu entregar nas mãos de Deus e não foi ao médico para cuidar desses sintomas, dias passava bem e outros muito mal, após um ano, decidiu se demitir do trabalho onde gerenciava a empresa desde os dezesseis anos, (ela tinha vinte e oito anos ) e foi então que ela piorou muito.
Aquela mulher forte, determinada, atuante, comunicativa, e extremamente alegre, tornou-se apática, triste, insegura e doente, sentia fortes dores de cabeça, muita depressão, e não conseguíamos que ela fosse ao médico, estava tudo nas mãos de Deus. Ela continuou com as atividades que exercia na Congregação, viajava para a cidade de Paraty duas vezes por mês e  ensinava música para os irmãos da mesma fé. Eles (meu ex-genro e ela) compraram uma casa na cidade para facilitar a permanência deles,  ali,  durante os dias de missão.  Na casa tinha uma moldura com uma foto da imagem de Jesus, e uma irmã da congregação falou para ela que naquele quadro  tinha um espírito e que ele precisava ser queimado. Ela retirou a foto e na mesma moldura colocou uma foto da Maria e deu para mim de presente (eu amei).
O tempo foi passando, a dor de cabeça não passou, nem a depressão e nem o medo de coisas que ela não sabia explicar. Mas,  ela dirigia o carro dela, como sempre dirigiu, até hoje, muito bem, cursava a faculdade, ensinava música na APAE da cidade de Ferraz de Vasconcelos, era apoio da Pastoral da Criança, e uma exímia mãe de família, até que no dia dois de fevereiro de dois mil e dez ela teve uma crise, um surto psicótico, (na época não sabíamos o que era) **(ficou três dias e noites sem dormir, mandou o marido embora,  ela sentia ciúmes dele, disse que não seria mais crente, que estava apaixonada por outro, (não sabemos se é verdade, aliás, não sabemos da sua verdade), quis por fogo no quadro,  não se alimentava, chorava muito e  parecia ausente)** Foi internada e ficou por onze dias no hospital. Teve alta com o diagnóstico de *Distúrbio Emocional e Afetivo* Durante os  dois meses seguintes mandou o marido embora nove vezes e noves pediu que ele voltasse. No último encontro ele disse que não voltaria mais se ela não fosse embora com ele. (Ele tinha sido transferido para o Sul) Ela não foi e ele não voltou mais. Ela voltou para o antigo trabalho exercendo a mesma função, graças a  Deus.  Depois de dois meses de separação  ela conheceu um rapaz e quis casar-se novamente, após o divórcio, casou-se, mas  não continuou com o tratamento médico,  depois de onze meses de casada sofreu outra crise, mandou o marido embora, voltou ao tratamento e grupo de terapia médica, foi diagnosticada Bipolar, esta trabalhando e se cuidando. Não sabemos como será o dia amanhã, ninguém sabe.
A minha intenção com esta crônica??? ... É fazê-lo (a) entender que não deve subestimar  a depressão, não despreze a medicina por causa da sua Muita Fé. Deus está com os médicos também. Tome o remédio que foi prescrito, se não,  você terá recaída e é pior do que a primeira manifestação da doença. Ter  um desequilíbrio  mental  não é ser  louco, não aceite a negação da sua doença, aceite a sua realidade, enfrente o problema e se cuida, continue orando, rezando, não permita que as coisas daqui da terra  tire a certeza  das coisas que estão  no céu. Ele nos espera.  Você ficará bem, quem ama você não deixará de amá-lo por isso e se deixar é porque não te merece. Cuide-se. Confie no médico e abre o seu coração para ele Deus estará te ouvindo...
Pesquise na internet os assuntos relacionados a sua doença, vá ao médico, se cuida e seja muito feliz! Não menospreze o sintoma de depressão!


Imagem Google.

5 comentários:

  1. Bonito post. Um problema sério tratado com seriedade. Um grande bj

    ResponderExcluir
  2. Depressão é uma doença que precisa ser curada e deve-se procurar um psiquiatra, pois este além de ouvir e acompanhar está habilitado a prescrever remédio. Em momento nenhum da bíblia é proibido fazer tratamento desta ou daquela doença.Sou evangélico e conheço bem. Há no entanto, grupos radicais que menosprezam o tratamento médico, mas não foi isto que Cristo ensinou.Muito bom o seu post e serve de alerta.
    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Forte relato minha amiga.A fé faz coisas que duvidamos.Hoje deixo um especial abraço carinhoso para voce e a filha.Que cada dia seja de paz e alegria.Que Deus lhes ilumine sempre.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite minha amiga poetisa Nuvem Branca!!! Comentários: Amigo (a) me desculpe à demora de retornar os seus comentários, ando muito ocupado, pois tenho vários compromissos já assumidos. Hoje eu tirei um tempinho para retornar alguns comentários, não sei se darei conta de todos, mas vou tentar. Comentários II: Amiga no seu espaço do Recanto das Letras não deu pra deixar esse comentário, não sei por que saiu do Recanto das Letras, mas para a nossa felicidade deixou os seus textos para nós poetas podermos apreciar. Linda a sua oração orei junto. Até a volta, te aguardamos. Desculpe por te perturbar também aqui. Lorde dos Acrósticos * 28/09/12

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, gostei da postagem, também sofro de depressaõ fiz tratamento 4 meses e parei por conta propia, meumedico naõ sabe, de uns dias para ca estou me sentindo irritada, triste e muito desanimada, preciso voltar me cuidar

    ResponderExcluir