11 de julho de 2011

Impulsividade.

Passeando por ai encontrei esta pérola! (risos) Controle-se.




Pauline Wallin revela como lidar com a impulsividade e modificar padrões comportamentais
06/07/2011
Psicóloga há mais de 25 anos, Pauline Wallin desenvolveu métodos específicos para auxiliar pessoas que buscam reformular seu comportamento e evitar sentimentos autodestrutivos. Estes assuntos são abordados em "Tire proveito dos seus impulsos", lançamento da Editora Vida & Consciência – obra na qual a renomada profissional discute problemas ocasionados pela impulsividade e demonstra de que maneira é possível controlar certas vontades.
Pauline Wallin revela como lidar com a impulsividade e modificar padrões comportamentais
Tire proveito dos seus impulsos
Ao longo de sua carreira, Pauline observou a necessidade de seus pacientes identificarem o conjunto de pensamentos e ações que movem os seres negativamente, o que ela nomeia de “diabinho interior”. A autora afirma que estamos quase o tempo todo sujeitos a forças mentais involuntárias, e mostra que o importante é não negar essas vontades e sim reconhecê-las conscientemente, para nos orientarmos e, por fim, alcançar a autodireção.

O livro contextualiza diversos casos de pacientes da psicóloga que apresentavam dificuldades em lidar com seus impulsos e de que forma isso as prejudicava. Como Emily, uma mulher que não conseguia controlar sua desconfiança, e Dave, um rapaz que não era capaz de abandonar a vontade de fumar. Para explicar essa impulsividade, a autora recorre aos conceitos de Sigmund Freud e Eric Berne e utiliza seus estudos de caso para ilustrá-los. Ela afirma que, além de causas patológicas como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), também existem fatores culturais que predispõem comportamentos impulsivos, como a intensa presença dos meios de comunicação, que nos molda à padrões de “períodos curtos de atenção e de gratificação imediata”.

Escrito de maneira clara e bem humorada, Tire proveito dos seus impulsos expõe casos de hábitos viciosos como a vontade excessiva de beber, fumar, comer, jogar ou até mesmo a dificuldade de abrir mão de relacionamentos destrutivos. Estabelecer normas para regular pensamentos negativos, usar o humor, refletir profundamente, ser persistente e firme nas decisões e adquirir uma perspectiva realista são algumas maneiras de lidar com os impulsos e, dessa forma, mudar padrões comportamentais e atingir o controle absoluto sobre a própria vida.

Sobre a autora – Pauline Wallin é uma psicóloga clínica, com mais de 25 anos de prática em consultório. Trabalhou no corpo docente adjunto da Universidade de Minnesota e da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, além de escrever artigos e comentários para jornais como New York Times, Wall Street Journal e Washington Post.

Título: Tire proveito dos seus impulsos
Autores: Pauline Wallin
Número de páginas: 208
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 29,90
ISBN: 978-85-7722-129-5

Mais informações estão disponíveis no site: www.vidaeconsciencia.com.br

5 comentários:

  1. Grato Nuvem,bela indicação.Bela generosidade nesta arte de compartilhar.Tenho sim interesse e vamos às compras,mas sem impulos,rsrs.
    Por que este sumiço?
    Um abração de toda paz.
    Bju de luz no seu coração.
    Vou ao Recanto lhe visitar.
    Inté mais.

    ResponderExcluir
  2. Taí, Nuvem, com esta resenha ótima você me convenceu. Não foi uma impulsividade, e sim, o seu poder de persuasão. hahahah! Vou lá agora mesmo comprar, pois adoro esses temas (inclusive funcionam muito como matéria prima pra eu produzir crônicas). Obrigado e o meu abraço. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  3. Que livro interessante,Nuvem!Uma excelente sinopse e deve mesmo ser muito legal!Bjs,

    ResponderExcluir
  4. Passando para uma vivitinha no final da tarde!
    Saudações,
    Carla

    ResponderExcluir
  5. Olá bom dia!!

    Faz um tempinho que não apareço- sinto-me como se retornando pra casa.. rs

    Deixo meu beijo e desejo avc um ótimo dia!!

    Nos encontramos no Alma!

    ResponderExcluir